A Petrobras informou nesta quarta-feira (27) que assinou acordo com a empresa dinamarquesa European Energy, em mais uma etapa nas negociações para estruturar uma parceria de negócios visando a implantação de uma fábrica de e-metanol em escala comercial no Brasil. O empreendimento ficará em Pernambuco.
A petroleira disse em comunicado que o acordo está alinhado ao seus planos estratégico e de negócios, que visam reduzir emissões e ampliar a oferta de produtos mais sustentáveis.
O e-metanol é uma solução de baixo carbono que pode ser usada em processos industriais ou como combustível, sendo produzido por meio da junção do hidrogênio de baixa emissão de carbono e o dióxido de carbono de origem biogênica.
A petrolífera brasileira também anunciou que venderá sua participação minoritária de 25% no Campo de Tartaruga, localizado em Pirambu (SE), em águas rasas da Bacia de Sergipe-Alagoas, operado pela SPE Tiêta (PetroRecôncavo).
Considerando a média dos primeiros nove meses deste ano, a parcela de produção da Petrobras do Campo de Tartaruga foi de cerca de 41 barris de óleo por dia e 723 metros cúbicos de gás associado por dia, o que equivale a menos de 1% da produção total no estado, disse a companhia em comunicado ao mercado.
A Petrobras informou ainda que já iniciou a etapa de divulgação da oportunidade, chamado teaser, com as principais informações para a seleção de potenciais participantes.
A petroleira disse que a eventual cessão da participação não impactará as demais atividades da companhia na região, nem a sua força de trabalho própria ou terceirizada, por se tratar de um campo não operado pela Petrobras.