"Pagamento de 500k ou 300k?": PF cita "mesada" de Vorcaro a Ciro Nogueira
Quinta-feira, 07 de Maio de 2026    09h42

"Pagamento de 500k ou 300k?": PF cita "mesada" de Vorcaro a Ciro Nogueira

Senador é um dos alvos da quinta fase da operação Compliance Zero, deflagrada nesta quinta-feira (7)

Fonte: Teo Cury e Renata Souza, da CNN Brasil
Foto: Saulo Cruz/Agência Senado
O senador Ciro Nogueira (PP-PI)

 

PF (Polícia Federal) identificou pagamentos mensais que variavam de R$ 300 mil até R$ 500 mil coordenados pelo ex-banqueiro e dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, ao senador Ciro Nogueira (PP-PI).

Os investigadores encontraram diversas trocas de mensagens entre Felipe Cançado Vorcaro, primo de Daniel, e o ex-banqueiro, em que eles falavam sobre os valores.

Felipe foi alvo de um mandado de prisão temporária nesta quinta-feira (7), durante a quinta fase da operação Compliance Zero, deflagrada pela PF. Ciro também é um dos alvos das medidas determinadas pelo ministro André Mendonça, do STF (Supremo Tribunal Federal). O senador foi proibido de ter contato com outros investigados.

Segundo a PF, os repasses mensais ao parlamentar eram realizados em razão da "parceria BRGD/CNLF". A empresa BRGD S.A., ligada à família Vorcaro, servia como a fonte primária dos recursos, enquanto a CNLF Empreendimentos Imobiliários, vinculada ao senador e administrada formalmente por seu irmão, Raimundo Neto e Silva Nogueira Lima, recebia o fluxo de valores.

Raimundo também foi alvo da operação de hoje. Mendonça determinou que ele passe a usar tornozeleira eletrônica, além de tê-lo proibido de se ausentar da comarca de residência e suspendido sua atividade de natureza econômica ou financeira.

As mensagens entre Daniel e Felipe

No dia 21 de junho de 2024, Felipe teria enviado por mensagem ao primo: "Oi Daniel, é para seguir com o pagamento dos 300k para o pessoal que investiu na BRGD?". A mesma mensagem foi replicada três dias depois na mesma conversa.

No dia 25 do mês seguinte, os investigadores identificaram o seguinte diálogo:

Felipe Vorcaro: "Oi, é para continuar pagando a parceria brgd/cnlf? 300k mes?”

Daniel Vorcaro: “Sim”.

Daniel Vorcaro: “Ok”.

Em uma das conversas, em janeiro de 2025, ao ser questionado novamente se era necessário manter os envios, Daniel confirmou, dizendo ser "muito importante".

Ainda no mês de janeiro, Felipe relatou dificuldade de continuar com os repasses. Segundo ele, o valor dos pagamentos teria aumentado. O aumento ficou explícito quando, em junho, Daniel reclamou ao primo de um atraso nos envios.

Daniel Vorcaro: “Cara eu no meio dessa guerra atrasou dois meses ciro?”

Felipe Vorcaro: “Vou ver se dou um jeito aqui.. Vai continuar os 500k ou pode ser os 300k?”

O que dizem as defesas dos investigados

Em nota, a defesa de Ciro repudiou a operação e afirmou que o senador "não teve qualquer participação em atividades ilícitas e nos fatos investigados". De acordo com os advogados, o parlamentar está à disposição para prestar esclarecimentos.

Mercado
Fortuna
www.midianewsms.com.br
© Copyright 2013-2026.