Lula embarca nesta sexta para a Colômbia e participa da Cúpula da Celac
Sexta-feira, 20 de Março de 2026    08h55

Lula embarca nesta sexta para a Colômbia e participa da Cúpula da Celac

Presidente viaja de noite para cumprir agendas no sábado (21) com representantes de países africanos no Fórum de Alto Nível Celac-África

Fonte: Davi Alencar, da CNN Brasil
Foto: CNN

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca na noite desta sexta-feira (20) para a Colômbia, onde participará de agendas referentes à Cúpula de Líderes da Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos).

Lula também estará presente no Fórum de Alto Nível Celac-África, convenção de integração entre os países caribenhos e africanos.

Além do petista, outros três chefes de Estado sul-americanos estarão presentes: Yamandú Orsi (Uruguai), Gustavo Petro (Colômbia) e o primeiro-ministro de São Vicente e Granadinas, Godwin Friday. Outros 20 representantes de países africanos também estão confirmados.

A agenda das autoridades brasileiras começa na tarde de sábado (21) com o Fórum Celac-África. Após a reunião com autoridades africanas, Lula participa da reunião de alto nível da Celac, onde deve fazer um pronunciamento ao final do evento.

Já o embaixador Mauro Vieira participa de um almoço de chanceleres na sexta-feira. Em seguida, vai se reúne com demais ministros das Relações Exteriores.

A Celac foi criada no México, em 2010, e reúne 33 países da região. A aliança busca a integração latino-americana e caribenha, além da coordenação política, econômica e social dos países.

Em briefing realizado com jornalistas na quarta-feira (18), o Itamaraty informou que é baixa a probabilidade de líderes comentarem sobre o conflito no Oriente Médio, envolvendo Israel, Estados Unidos e Irã.

“Não cabe ficar publicando sobre temas extra-regionais, que afetam indiretamente a região da América Latina”, afirmou a secretária de América Latina e Caribe, embaixadora Gisela Padovan.

Em relação àsituação humanitária em Cuba, a embaixadora afirmou que o Brasil mantém “as boas relações de sempre” e enviou cerca de 20 mil toneladas de arroz, 150 toneladas de feijão, 150 toneladas de arroz polido e 500 toneladas de leite em pó foram doados pelo governo para Cuba, via Programa Mundial de Alimentos.

Um montante de remédios e vacinas também foram enviados na terça-feira (17) ao país caribenho, segundo o Itamaraty.

AACC-MS
Fortuna
www.midianewsms.com.br
© Copyright 2013-2026.