Com visita de Lula, Brasil quer ampliar acordo entre Mercosul e Índia
Quinta-feira, 19 de Fevereiro de 2026    06h19

Com visita de Lula, Brasil quer ampliar acordo entre Mercosul e Índia

Presidente Lula está em visita ao país asiático nesta semana e busca ampliar frentes comerciais

Fonte: Gabriel Garcia e Elis Barreto, da CNN Brasil
Foto: Unsplash
Bandeira da Índia

 

O governo Lula (PT) trabalha para dar andamento à ampliação do acordo de preferência tarifária entre Mercosul e Índia. O presidente chegou ao país nesta quarta-feira (18), no que integrantes do governo classificam como a maior missão de abertura de mercados da gestão petista na Ásia.

O acordo entre o Mercosul e a Índia é um ACP (Acordo de Comércio Preferencial), em vigor desde 2009, que oferece redução de tarifas – com preferências tarifárias de 10%, 20% ou 100% - para cada lado.

Entretanto, o principal entrave são as elevadas tarifas aplicadas pela Índia. Além disso, o país não incluiu quase nenhum produto do agronegócio no acordo de comércio preferencial que mantém com o Mercosul.

Atualmente, apenas 14% das exportações brasileiras para a Índia estão cobertas pelo acordo. A meta do governo brasileiro é negociar a inclusão de novos produtos, especialmente do agronegócio, negociar reduções tarifárias e buscar a retirada de barreiras comerciais.

A avaliação do governo brasileiro é que a Índia ainda é pouco explorada pelos exportadores nacionais. Além disso, a pauta exportadora do Brasil para Nova Délhi é pouco diversificada: óleos vegetais, açúcares, petróleo bruto e minério de ferro representam mais de 60% do total enviado.

Dessa forma, o Planalto vê margem para ampliar as vendas de produtos como óleos vegetais, algodão, feijões e pulses, etanol, genética bovina e frutas. Correndo por fora, estão carne de aves, pescado, café e suco de laranja.

AACC-MS
Fortuna
www.midianewsms.com.br
© Copyright 2013-2026.