O Governo do Estado tem 42.133 servidores, entre ativos e inativos, que tem consignados descontados na folha de pagamento. O montante representa mais da metade dos 82 mil integrantes da folha de pagamento.
As informações foram repassadas pelo deputado estadual Junior Mochi, durante sessão na Assembleia Legislativa desta terça-feira (16). A situação foi apresentada em meio a um contexto da necessidade de mudar o cenário e fazer sobrar mais dinheiro do salário todo mês.
Segundo Mochi, agora que já tem a análise com base nos dados da SAD (Secretaria Estadual de Administração), é necessário envolver o governador Eduardo Riedel e os servidores em um debate sobre o assunto.
Ainda de acordo com o parlamentar, os empréstimos chegam a R$ 9,3 bilhões, com R$ 7 bilhões ainda a serem quitados.
Há mais de 35 mil servidores com o comprometimento acima de 40%, sendo 35% na conta corrente e 5% no cartão de crédito. Há casos extremos de comprometimento superior a 90% da renda.
Mochi justificou que começou a se dedicar a esse assunto, pois percebeu que a situação é delicada e um problema recorrente, tendo em vista que, como advogado, já atuou em favor de sindicatos dos servidores. Ele mencionou também que recebe relatos de pessoas com depressão e até pensamentos suicidas, por conta das dívidas.
Diante do cenário preocupante, o parlamentar pretende propor a realização de uma audiência pública no próximo ano para aprofundar o debate sobre o tema.