A XCMG, gigante chinesa de máquinas pesadas, anunciou nesta sexta-feira (17) a intensificação dos investimentos no Brasil, focados em inovação, energia limpa e desenvolvimento sustentável.
A novidade foi revelada durante o evento "Brasil Produtivo", organizada pela Extra Máquinas, representante da XCMG no país.
A companhia asiática, principal empresa do segmento na China e terceira maior do mundo, mantém desde 2014 uma fábrica em Pouso Alegre (MG) — fruto de investimento de cerca de US$ 300 milhões — e comemora uma década de produção local com mais de 23 mil equipamentos fabricados.
O próximo passo será a criação de um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento no Brasil, voltado à adaptação tecnológica de suas máquinas às condições e demandas do mercado latino-americano.
A XCMG também anunciou novos investimentos nos próximos dois anos, focando em máquinas inteligentes. A empresa planeja trazer para o Brasil a produção de veículos comerciais de nova energia e máquinas agrícolas modernas e high-end.
Yang Dongsheng, presidente Global da XCMG, ressaltou que a companhia é agora uma "empresa brasileira", com o índice de conteúdo nacional de suas máquinas atingindo 50%, com o objetivo de ultrapassar 55% no próximo ano.
Pérsio Briante, anfitrião, fundador e presidente da Extra Máquinas, que atua desde 1984, destacou a extrema confiança construída na parceria de cinco anos com a XCMG.
“A Extra Máquinas oferece soluções completas para os setores de agronegócio, construção civil, pavimentação e mineração, e reforça seu compromisso ao investir mais R$ 50 milhões na abertura de 12 novas lojas até o final de 2026 nos estados onde atua”.
O evento desta sexta reuniu clientes, parceiros, entidades de classe e um conjunto de autoridades governamentais de destaque, como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil).
Em seu discurso, Tarcísio expressou satisfação pela presença do Presidente Global da XCMG, Yang Dongsheng, destacando o esforço do estado para criar o melhor ambiente de negócios possível, eliminando barreiras e burocracia, e promovendo a digitalização.
O governador de São Paulo afirmou que sua missão é "criar demanda”. Ele também mencionou a felicidade de saber que o Banco XCMG está presente no território paulista e que investimentos em P&D e supply chain estão se baseando em São Paulo.
Já o Mendes enfatizou a importância da China como o "maior parceiro comercial" de seu estado, para onde se destina cerca de 70% da soja produzida.