Tarcísio se reúne com encarregado dos EUA e pede revisão de tarifaço
Sexta-feira, 11 de Julho de 2025    11h22

Tarcísio se reúne com encarregado dos EUA e pede revisão de tarifaço

Governador falou do impacto do tarifaço para indústria e agronegócio em São Paulo

Fonte: Jussara Soares
Foto: Pablo Jacob/Governo do Estado de SP
Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo

 

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), se reuniu, nesta sexta-feira (11), com o encarregado de negócios dos Estados Unidos, Gabriel Escobar, e pediu revisão da sobretaxa de 50% anunciada pelo presidente Donald Trump.

O encontro ocorreu no escritório do governo de São Paulo em Brasília. Na ocasião, Tarcísio falou do impacto da alíquota no setor industrial e no agronegócio no estado.

São Paulo é o maior exportador do Brasil para os EUA. O Rio de Janeiro vem em segundo lugar, e Minas Gerais em terceiro.

No encontro com Escobar, Tarcísio também discutiu a importância estratégica das relações históricas entre os países e a necessidade de superar a questão.

No dia seguinte ao anúncio de Trump, na quinta-feira (10), o gestor estadual comentou o caso e disse que a sobretaxa “demanda uma profunda reflexão” e que cabe ao governo federal resolver a questão com “maturidade política”.

“Parece que o governo Lula não entendeu ainda que ideologia e aritmética não se misturam. Resolver os problemas das pessoas, das nossas empresas, dos nossos exportadores é mais importante do que o revanchismo, a bravata e a construção de narrativas”, afirmou.

No anúncio oficial, Trump afirmou que a nova tarifa era uma reação à postura do STF (Supremo Tribunal Federal) em relação ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), investigado por suposta tentativa de golpe de Estado.

O governador foi criticado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em uma entrevista no fim do dia. O petista disse que Tarcísio não conseguirá esconder sua afinidade com Donald Trump.

“O seu Tarcísio não vai tentar esconder o chapéuzinho do Trump, não. Pode ficar mostrando para a gente saber quem você é. Está cheio de lobo em pele de cordeiro por aí”, ironizou.

No mesmo dia, também em Brasília, o governador chegou a almoçar com Bolsonaro. O encontro foi registrado nas redes sociais de Tarcísio, que publicou vídeos ao lado do ex-presidente e de apoiadores no restaurante.

Segundo apurou a CNN, Tarcísio e Bolsonaro discutiram os impactos da medida e não descartam uma ação integrada para tentar reverter a decisão.

AACC-MS
Fortuna
www.midianewsms.com.br
© Copyright 2013-2025.