Resex Verde para Sempre registra mais de duas mil famílias na primeira etapa de Sisfamilias
Sábado, 12 de Outubro de 2024    08h10

Resex Verde para Sempre registra mais de duas mil famílias na primeira etapa de Sisfamilias

Ação faz parte da ação nacional de identificação das famílias nas Unidades de Conservação e é importante para assegurar acesso dos beneficiários a políticas públicas

Fonte: ICMBio
Foto: Divulgação Resex Verde Para Sempre
Levantamento na Resex Verde Para Sempre

 

Após 31 dias de intensa atividade, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) finalizou a primeira etapa do levantamento de dados socioambientais de famílias residentes na Reserva Extrativista (Resex) Verde para Sempre. A ação em campo, coordenada e executada pela gestão da Unidade, se estendeu por todo o mês de setembro e mobilizou uma de 65 pessoas, divididas em duas frentes de trabalho que atuaram simultaneamente em diferentes rios da área protegida. 

A gestora da Resex, Flavia Ranara, relata que "fazer esse trabalho em um território como a Verde Para Sempre é complexo e desafiador.  Dada a sua extensão e quantidade de famílias a serem atendidas, o levantamento precisou de grande esforço tanto de planejamento quanto para a execução. Durante o período de realização do levantamento a gestão local pôde conhecer melhor a realidade das famílias de toda a parte do território visitada e vislumbrar ações prioritárias considerando as diversas facetas do território. Esperamos que esse seja um primeiro passo para futuro reconhecimento de famílias beneficiárias, que trará segurança para a indicação ao acesso às políticas públicas tão necessárias a essas populações."  

Enquanto uma equipe se dedicou a cobrir as comunidades estabelecidas ao longo dos rios Jaurucu e Quati, a outra concentrou esforços nos rios Guajará, Uiui, Peituru e Alto Aquiqui. As equipes contaram com a participação de 20 entrevistadores, quatro coordenadoras de campo, duas coordenadoras de equipe e uma supervisora geral, reunindo servidores do ICMBio, Agentes Ambientais Temporários (ATAs) e profissionais contratados localmente, como guias, cozinheiros e condutores de embarcações. Para a visita às casas de cada família, a logística abrangeu aluguel de barcos regionais, voadeiras e catraias. 

Essa ação se insere num contexto nacional de identificação das famílias nas Unidades de Conservação, com a gerência, orientação e apoio da Coordenação de Articulação de Políticas Públicas para Comunidades Tradicionais COPCT/CGPT e realizada com recursos do Programa Bolsa Verde. Ao todo, foram entrevistadas mais de 2000 famílias e espera-se chegar a mais de 3 mil registros quando finalizar a segunda etapa de campo a ser realizada em dezembro. 

Os dados coletados compõem o Sisfamilias e servem de base para a atualização das famílias beneficiárias na Resex Verde para Sempre, além de subsidiarem o acesso a políticas públicas, como a inclusão no Programa Bolsa Verde. 

Foto: Divulgação Resex Verde Para Sempre
Favorito
AACC-MS
www.midianewsms.com.br
© Copyright 2013-2024.