Antes de a cortina de ferro da Europa cair e o brutal regime comunista da Albânia entrar em colapso no início da década de 1990, a Albânia era a Coreia do Norte da Europa. Ela apresentava todos os efeitos devastadores do reinado de um ditador perverso. Entre outras coisas, a igreja havia sido forçada a se esconder naqueles anos, e a maioria dos clérigos foram presos, exilados ou mortos.
Quando a Albânia se abriu, algumas das primeiras pessoas a entrar foram missionários que amavam Jesus e que se mudaram para essa terra escura e conturbada com um senso de urgência do evangelho. O que se seguiu foi uma onda de atividades evangelísticas, conversões e rápida plantação de igrejas.
No entanto, como tantas outras coisas na Albânia hoje, a igreja é um reflexo decepcionante de expectativas não atendidas. Por que ainda há tão poucas igrejas saudáveis na Albânia? Por que é tão difícil encontrar pastores albaneses fiéis que pregam o evangelho? Como é possível que, depois de milhões de dólares e dezenas de missionários, a Albânia continue sendo um lugar espiritualmente sombrio, com pouquíssimas igrejas prósperas e centradas no evangelho?
Uma das razões pelas quais há tão poucas igrejas saudáveis na Albânia hoje é o fato de que aquelas primeiras atividades evangelísticas e de plantação de igrejas não foram efetivamente sustentadas pela precisão teológica e por uma compreensão bíblica da conversão e da igreja. O zelo pela multiplicação rápida acabou matando o crescimento.
O Problema com a metodologia de multiplicação rápidaVoltando a pensar nas metodologias de plantação de igrejas em geral, todos nós já vimos os sites brilhantes das agências missionárias e os videoclipes bem editados. Lemos os tweets e ficamos maravilhados com as postagens no Facebook que celebram conversões em massa, batismos espontâneos e crescimento rápido na plantação de igrejas. Gostaria de sugerir que olhássemos para além dos números e fizéssemos algumas perguntas de sondagem. Como essas pessoas definem “igreja”? O que elas consideram ser uma conversão genuína? Como elas estão avaliando o caráter, as competências e a convicção bíblica dos líderes que identificaram? Como estão fornecendo treinamento teológico a esse número crescente de líderes da igreja? Como eles estão acompanhando a saúde (teológica e não teológica) dessas novas igrejas?
Movimentos rápidos de plantação de igrejas geralmente seguem o que se percebe como momentos de conversões em massa acompanhadas de batismos espontâneos. Os líderes são rapidamente identificados – homens que demonstram alguma personalidade e carisma e a capacidade de atrair outras pessoas ao seu redor. Eles recebem um treinamento básico em técnicas evangelísticas e recebem o título de plantadores de igrejas. Esses homens assumem então a responsabilidade por um grupo de novos crentes que eles chamam de igreja.
Em grande parte do Sudeste Asiático, na América Latina e em partes da África Subsaariana, os movimentos de plantação de igrejas estão ganhando ritmo e se reproduzindo em velocidades vertiginosas. Já ouvi um líder de um movimento de plantação de igrejas usar uma linguagem como esta: “Se um novo crente tem uma Bíblia e o Espírito Santo, então ele tem tudo o que precisa para plantar uma igreja.”
O exemplo de PauloO movimento de plantação de igrejas começou na Jerusalém do século I e se espalhou pela Judeia e pela Europa. No entanto, quando lemos o Novo Testamento, fica claro que a precisão teológica e uma eclesiologia robusta sustentaram esse impulso. O apóstolo Paulo, um homem culto e bem-educado, passou por um período de treinamento e preparação antes de iniciar sua primeira viagem missionária.
Quando ele ia de cidade em cidade, geralmente ficava um tempo para evangelizar, discipular e treinar líderes. Não há nenhuma indicação de que as igrejas foram iniciadas espontaneamente ou se reproduziram rapidamente. Em vez disso, o ritmo geral da plantação de igrejas envolvia um período de treinamento e avaliação de novos líderes nativos. O próprio Paulo advertiu as igrejas para que não impusessem as mãos muito rapidamente sobre os homens e para que não nomeassem um novo crente para a liderança na vida de uma igreja local. Em vez disso, os líderes deveriam ser avaliados ao longo do tempo.
A estratégia de Paulo para a plantação de igrejas tinha uma visão elevada da eclesiologia. Ele dedicava tempo para se certificar de que as igrejas estavam pregando a verdade, denunciando heresias, nomeando líderes qualificados, supervisionando os membros, cuidando das viúvas e dos órfãos e administrando as ordenanças adequadamente. Ele fez o trabalho árduo de estabelecer líderes fortes e centrados no evangelho em igrejas fortes e centradas no evangelho.
Duas grandes ameaçasAcredito que há duas grandes ameaças ao trabalho do evangelho nas comunidades pobres e sem engajamento do mundo atual: o evangelho da prosperidade e o incentivo à multiplicação rápida.
Essas duas ameaças geralmente aparecem juntas. Os pregadores da prosperidade buscam sinais espontâneos e rápidos do mover de Deus. No entanto, o evangelho da prosperidade não tem graça, não tem cruz e depende de pregações e metodologias centradas no homem. Os lobos teológicos atacam os pobres. Eles seduzem os ouvintes com a isca de um evangelho que promete saúde e riqueza em vez de graça e Cristo. Da mesma forma, os plantadores que buscam a multiplicação rápida por meio de conversões em massa e batismos espontâneos querem ver sinais imediatos e espontâneos do mover de Deus. No entanto, seus métodos geralmente produzem líderes mal treinados e igrejas mal definidas. Em outras palavras, dinâmicas semelhantes impulsionam tanto a pregação da prosperidade quanto a multiplicação rápida e, quando as pessoas as misturam, ocorre uma confusão total sobre o que significa ser um cristão e o que significa ser uma igreja.
No Novo Testamento, uma igreja é uma reunião publicamente identificável de crentes que fizeram um pacto para adorar a Cristo como uma demonstração de sua glória para as nações. Uma assembleia bem ordenada observa corretamente as ordenanças do batismo e da Ceia do Senhor como marcas visíveis dos redimidos. É um grupo de crentes que segue a liderança de pastores testados, treinados e confirmados que pregam a Palavra e pastoreiam o rebanho. O estabelecimento dessas igrejas não pode ser feito de forma rápida ou fácil.
Embora eu queira me alegrar com o aparente mover de Deus quando leio aqueles panfletos missionários brilhantes que celebram conversões em massa e a rápida plantação de igrejas, também quero dar atenção às palavras de Paulo de cautela para não impor as mãos sobre os homens muito rapidamente. Conheci muitos dos chamados “plantadores de igrejas” que estão pregando um falso evangelho. Já vi muitas das chamadas “igrejas” deixarem de ser ordenadas ou centradas no evangelho. Testemunhei batismos espontâneos em massa em lugares como o Nepal, mas vi pouca evidência de conversão na vida daqueles que estavam fazendo uma profissão pública de fé em Jesus. Nossa tarefa é urgente. Mas uma tarefa urgente realizada de forma descuidada raramente produz bons resultados. Não devemos buscar a expansão às custas da fidelidade. Em vez disso, devemos buscar a plantação de igrejas com o mesmo senso de urgência e cuidado que os apóstolos orientaram a igreja primitiva a fazer.
Treinamento e avaliaçãoUm movimento de plantação de igrejas que não seja sustentado por treinamento teológico, avaliação e apoio contínuo a uma liderança nativa raramente sobrevive ao teste do tempo. Em minha função como Diretor da Church in Hard Places (Igrejas em Lugares Difíceis), tive o privilégio de conhecer centenas de pastores e plantadores que servem em alguns dos lugares mais remotos, pobres e sem engajamento da Terra.
Nos últimos anos, trabalhamos para desenvolver o Programa de Aprendizagem da Church in Hard Places (Igrejas em Lugares Difíceis). Inscrevemos mais de 400 líderes de igrejas em um treinamento não residencial de dois anos em alguns dos lugares mais pobres, mais remotos e menos engajados do mundo. Esse treinamento é seguido por um processo de avaliação para plantadores de igrejas e pastores nativos, que examina as competências e as convicções bíblicas de um homem a fim de discernir se ele é qualificado e competente para servir como pastor ou plantador de uma igreja.
A nossa maneira de treinar e avaliar não é a única, mas oro para que, a longo prazo, o resultado seja a reprodução de muitas igrejas saudáveis que resistirão ao teste do tempo.
O treinamento leva tempo, mas os líderes treinados duram muito tempoÉ preciso tempo para plantar uma igreja. Sempre foi assim. Isso é tão verdadeiro no sudeste da Ásia quanto no sudeste da Albânia. Atualmente, estamos treinando cerca de vinte homens da Albânia, Macedônia do Norte e Kosovo, que buscam ser equipados e apoiados para plantar igrejas saudáveis no mundo de língua albanesa. O trabalho rigoroso de ser equipado para pregar e ensinar a Bíblia, evangelizar e fazer discípulos pode ser um desafio para alguns, mas aqueles que perseverarem continuarão a plantar e liderar igrejas que envolvem efetivamente suas comunidades. Não é rápido, mas, louvado seja Deus, tem sido frutífero.
Uma coisa que está sempre clara para mim é o seguinte: as igrejas que prosperam e sobrevivem nos lugares difíceis são lideradas por homens bem treinados que foram testados e confirmados como líderes qualificados biblicamente. O treinamento leva tempo, mas os líderes treinados duram muito tempo.
Por: Matthew Spandler-Davison
Matthew Spandler-Davison atua como pastor da Redeemer Fellowship Church em Bardstown, Kentucky, desde 2004. Ele é diretor da BCF Network and Urban Impact Missions. Matthew também atua como Diretor Executivo da 20Schemes, bem como membro conselheiro do Practical Shepherding. Originário da Escócia, ele se formou na University of Aberdeen e no The Southern Baptist Theological Seminary.