Bartolomeu Chaves fatura a prata nos 400 m das Paralimpíadas
Quarta-feira, 04 de Setembro de 2024    06h43

Bartolomeu Chaves fatura a prata nos 400 m das Paralimpíadas

O Passarinho, como é chamado, competiu na categoria T37 (atletas com paralisia cerebral)

Fonte: Sandro Macedo/Folha
Foto: Wander Roberto - 4.set.24/CPB
Bartolomeu Chaves ao conquistar a prata nos 400 m da classe T37

 

Bartolomeu da Silva Chaves abriu a quarta-feira (4) na pista do Stade de France com uma medalha de prata para o Brasil, nos 400 m, categoria T37 (atletas com paralisia cerebral), nas Paralimpíadas de Paris.

O Passarinho, como é chamado, foi ultrapassado no final pelo recordista mundial Andrei Vdovin, que marcou 50s27. O brasileiro chegou caindo após o esforço, com o tempo de 50s39 (quebrando seu recorde pessoal). Com uma arrancada nos 50 metros finais, o tunisiano Amen Tissaoui chegou a ameaçar a posição de Bartolomeu, mas terminou com o bronze, com 50s50.

Com a medalha de prata em sua primeira competição paralímpica, o corredor completa um ano vitorioso. O maranhense de Caxias já foi ouro na mesma prova no Mundial de Kobe, no Japão. O brasileiro chegou a Paris como o melhor tempo da temporada até então, marcado justamente na competição do Japão, quando cravou 50s74.

"Qualquer medalha que vir, vou ficar muito alegre, porque é a minha primeira Paralimpíadas. Então já é uma experiência muito grande para mim, mas vou brigar pelo ouro", disse na véspera da prova.

As categorias T31 a T38 são destinadas aos atletas com paralisia cerebral. O "T" é de "track" (pista). Os números 31 a 34 são para cadeirantes; e 35 a 38 para andantes.

Bartolomeu teve deficiência intelectual diagnosticada no período escolar. Quando começou a correr, disputava na categoria T20 (deficiências intelectuais), mas foi reclassificado para T37 devido às dores que sentia nos treinos.

Favorito
AACC-MS
www.midianewsms.com.br
© Copyright 2013-2024.