Somos Criados À Imagem De Deus
Segunda-feira, 13 de Setembro de 2021    08h02

Somos Criados À Imagem De Deus

Fonte: Voltemos ao Evangelho
Foto: Divulgação

 

Deus disse: “Façamos o ser humano à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gn 1.26). Sem dúvida, há semelhanças entre o homem e os animais. Ambos foram criados da mesma matéria (pó), ambos receberam o fôlego de vida, e, por isso, muitos veem uma ligação íntima entre a humanidade e o reino animal. Mas, de muitas maneiras, estamos separados do reino animal. Somos semelhantes; mas, Gênesis ensina que somos muito diferentes. Somos criados à imagem de Deus, e os animais não são.

A raiz da palavra hebraica traduzida por “imagem”, tselem, parece significar “entalhar”, “cortar”. Em outras palavras, o homem é quase literalmente uma lasca removida do bloco antigo. Mas o que isso significa? Somos literalmente pequenos deuses, como os mórmons querem que acreditemos? Não, realmente não. Então, Deus tem um corpo físico? Não, ele é espírito, a Bíblia nos ensina.

Mas o homem tem razão, intelecto, vontade, moralidade, uma consciência e emoção e, em Adão, fomos criados sem pecado e bons.

Nós temos a capacidade de comunicar-nos em idiomas, criatividade, amor, santidade, imortalidade e liberdade.

É importante entendermos a natureza elevada de nossa criação, o que é a razão pela qual a Bíblia menciona a expressão “imagem de Deus” três vezes em dois versículos (Gn 1.26-27). É claro que tanto o homem quanto a mulher compartilham de uma humanidade comum e de valor igual diante de Deus, mas é interessante que eles não são iguais em serem formados à imagem de Deus exatamente da mesma maneira. O homem é formado do pó da terra, e a mulher é formada da carne e ossos do homem. A mulher é dependente do homem. Mas o homem também é dependente da mulher, “porque, assim como a mulher foi feita do homem, assim também o homem nasce da mulher; e tudo vem de Deus.” (1Co 11.12).

Homem e mulher merecem a mesma dignidade — somente a evolução nos reduz ao mesmo valor que o de uma pulga.

Homem e mulher são a glória proeminente da criação de Deus. E tudo isso é descrito na Bíblia como “muito bom”.

A obra de criar a humanidade está terminada. Em outras palavras, a raça humana foi criada para Deus e por Deus.

Os Seres Humanos Têm Alma

É a alma que nos dá um lugar único no mundo. É o que nos conecta com Deus. É o que nos faz saber, no profundo de nosso ser, que em relação à vida há algo mais do que a experiência presente. A raça humana foi criada com uma capacidade de questionar e um senso profundo de certo e errado. Quando mentimos para as pessoas, quer sejamos cristãos, quer não, sabemos em nosso íntimo que isso é errado. Quando ferimos outra pessoa, sabemos em nosso íntimo que isso é errado. Sabemos, por meio de nossa consciência, quando fizemos algo errado.

Ninguém precisa nos dizer isso. Apenas sabemos. De onde vem isso?

A Bíblia diz em Romanos 2.14-15 que sabemos o certo e o errado porque Deus escreveu sua lei em nosso coração. Ele gravou sua lei em nosso coração, mesmo antes de nascermos. Todo ser humano nasce com uma consciência. Ela nos diz que a Pessoa que nos criou é justa, santa, perfeita e boa. Deus colocou isto em nosso coração para que, ao praticarmos ações erradas, não tenhamos qualquer desculpa.

Artigo adaptado da revista Deus: Ele Existe?, de Mez McConnell, Editora Fiel.

Por Mez McConnell

Mez McConnell: É pastor sênior da Niddrie Community Church, Edimburgo, Escócia. É fundador do 20schemes, um ministério voltado para plantação de igrejas nos lugares mais difíceis da Escócia. Desde 1999, McConnell tem se envolvido com o ministério pastoral, tanto em plantação quanto revitalização.

ALEMS o sinal esta aberto
AACC-MS
www.midianewsms.com.br
© Copyright 2013-2024.