Por que precisamos lutar pelas mulheres, não a respeito delas
Sábado, 13 de Fevereiro de 2021    19h25

Por que precisamos lutar pelas mulheres, não a respeito delas

Fonte: Voltemos ao Evangélio
Foto: Divulgação

 

Como mulher, estou ficando cansada da discussão em curso sobre as mulheres no ministério. Por que, ouço você perguntar, uma diretora do ministério de mulheres não estaria interessada nesta importante discussão? Bem, garanto a você, estou muito interessada no assunto em si. Acho que é extremamente importante. Mas, em muitas das discussões que observo, parece que faltam alguns aspectos cruciais.

Gastamos muito tempo no debate igualitarismo/complementarismo. Infelizmente, esses debates são frequentemente realizados com um ar de superioridade presunçosa ou distorção hipócrita incompreensível. Acho risível, por exemplo, que eu possa assistir a reuniões com líderes de ministério e ouvir acusações de sexismo e desigualdade como a única mulher na sala participando como líder. Além disso, é trágico que, em muitos casos, essa discussão seja realizada em lugares que estão amplamente distantes das brutalidades de nosso contexto.

Em suma, precisamos levar a discussão adiante. Existem questões mais amplas em jogo aqui. Quando se trata de mulheres em comunidades pobres, aqui estão três áreas específicas que devemos priorizar.

1. Cuidado pastoral

Os pais solteiros representam aproximadamente um quarto de todas as famílias que vivem na Escócia. Não é novidade que em nove a cada dez delas são mulheres. Nas comunidades mais pobres da Escócia – muitas das quais são esquemas habitacionais carentes – 52% de todos os residentes são mães solteiras. Essas estatísticas representam muitas mulheres vulneráveis ​​que enfrentam problemas multifacetados.

Nesse grupo demográfico, 27% têm um problema de saúde ou deficiência de longa data. Milhões de mulheres em todo o Reino Unido admitem ter tomado medicamentos sem prescrição médica durante o ano passado, e outros milhões usaram drogas ilegais no mesmo período. Tragicamente, 45% das mulheres no Reino Unido sofreram pelo menos um incidente de violência interpessoal em sua vida, e assombrosos 54% de todos os estupros no Reino Unido são cometidos pelo atual ou ex-parceiro de uma mulher.

As estatísticas são de partir o coração. Mas, infelizmente, elas são fáceis de ignorar. Não podemos deixar que nos esqueçamos que essas estatísticas representam mulheres vulneráveis ​​e necessitadas com complexos problemas físicos, psicológicos e espirituais. Em comunidades pobres como a nossa, podemos ter certeza de que algumas das mulheres que conhecemos – aquelas que se sentam em nossos bancos, aquelas com quem interagimos nas ruas e até mesmo as mulheres em nossas congregações – enfrentaram, ou estão enfrentando, algumas dessas trágicas situações.

Cuidar dessas mulheres requer um comprometimento de todo o coração. Devemos estar prontos para andar de mãos dadas com elas. E aqui está um ponto importante sobre isso: eu acho que devem ser principalmente as mulheres que cuidem dessas mulheres. Simplesmente não é sábio ou prudente para um homem aconselhar ou investir muito tempo na vida de mulheres vulneráveis.

Ouça-me. Eu realmente acho que é importante para as mulheres terem homens piedosos em suas vidas. E na igreja local, o envolvimento dos presbíteros também é importante. No entanto, o tipo de apoio, amizade, orientação, intimidade na oração, conselho e cuidado que muitas mulheres na igreja precisam deve vir de mulheres bondosas, biblicamente sólidas, maduras e piedosas que estejam intimamente envolvidas em suas vidas e estejam com elas a longo prazo.

O debate aqui não é sobre complementarismo ou igualitarismo. Essas mulheres estão lutando para permanecer vivas. Elas estão lutando para manter suas cabeças acima da água. Elas estão lutando contra a depressão, fazendo malabarismos com o trabalho e a vida doméstica, integridade sexual, a melhor forma de ser consistente com seus filhos, sendo solteiras, pagando as contas, fazendo com que seu homem (se houver um na foto) visite os filhos e tente se manter fora da prisão. A lista não tem fim.

É por isso que, aqui no 20schemes, estamos trabalhando duro para liberar mais mulheres para este ministério. Queremos treinar, desenvolver e equipar mulheres para vir e cuidar dos incontáveis sofredores silenciosos em nossas comunidades. Estamos tentando colocar mais mulheres no campo, não as impedir. Reconhecemos que há uma escassez alarmante de trabalhadoras evangélicas maduras e alfabetizadas em nossas igrejas. Provérbios 27.6 (NVI) nos diz que “Quem fere por amor mostra lealdade, mas o inimigo multiplica beijos”. Tito 2 descreve claramente a necessidade de mulheres piedosas e maduras para ensinar e ser um exemplo para as mulheres mais jovens.

Então, você pode discordar de nossa teologia, mas por favor, pare de deturpar e caricaturar nossa motivação quando se trata de mulheres no ministério.

2. Integridade Sexual

Os líderes da igreja não são imunes ao pecado sexual, e muitos pastores caíram nesta área com uma mulher membro da igreja que estavam aconselhando. O aconselhamento de mulheres vulneráveis nas comunidades carentes – uma grande proporção das quais foram abusadas sexualmente – é um campo minado. Qualquer forma de ternura ou vontade de ouvir pode facilmente ser mal interpretadas sexualmente (em ambos os sexos). Para alguns, pode ser muito difícil resistir à tentação.

Sei que existem muitas formas pelas quais os pastores podem aconselhar os membros de sua congregação com segurança, mas sugerimos enfaticamente que uma mulher talentosa, treinada e madura possa fazer isso. Também pode ser mais apropriado permitir que a mulher lide com a situação desde o início, porque as mulheres pensam e respondem de maneira diferente dos homens. Em situações de crise, uma mulher madura pode continuar o relacionamento em uma amizade mais profunda. Um pastor simplesmente não poderia ter a profundidade do relacionamento contínuo com outra mulher da mesma forma que uma mulher madura poderia ter.

3. A próxima geração

No 20schemes, não apenas defendemos a importância do papel das mulheres em nosso ministério, mas somos um dos poucos no Reino Unido que estão realmente treinando a próxima geração de mulheres trabalhadoras para este contexto. A colheita é grande e os trabalhadores são poucos (ou inexistentes). Isso não é tokenismo. Este é um treinamento teológico e prático sério.

Precisamos investir em nossas mulheres, o que significa que precisamos investir no ministério feminino. A Bíblia é muito clara sobre os papéis de gênero, tanto na igreja quanto no lar. Portanto, para os propósitos que delineei aqui, precisamos levar a conversa adiante – além dos papéis que as mulheres não receberam biblicamente e nos concentrar na profundidade dos papéis gloriosos e ordenados por Deus que podemos desempenhar na vida da igreja. Claro, a discussão sobre as mulheres e seu papel dentro da igreja precisa ser realizada. Não estou dizendo que não seja importante. Mas, posso exortar você – seja complementarista ou igualitarista – a ir além da pontuação teológica e entrar em alguma ação concreta? As mulheres, especialmente aquelas em comunidades pobres, merecem isso.

Por: Sharon Dickens

Sharon é a Diretora de Operações e líder do ministério com mulheres no 20schemes. Ela tem mais de 26 anos de experiência trabalhando na comunidade principalmente com famílias e pessoas que estiveram ou estão em risco de ficarem desabrigadas.

MAPV
AACC-MS
www.midianewsms.com.br
© Copyright 2013-2024.