Como um marido perde sua autoridade
Segunda-feira, 20 de Janeiro de 2020    10h53

Como um marido perde sua autoridade

Fonte: Voltemos ao Evangelho
Foto: Divulgação

 

Após explicar como um marido deve exerce sua autoridade, William Gouge lista diferentes maneiras como um homem perde sua autoridade. Aqui, ele quer dizer autoridade funcional. O marido ainda tem autoridade oficial como o cabeça de sua família, mas as pessoas não o escutam e, em casos extremos, pode haver divórcio onde o marido perde sua autoridade primária. Ele lista três maneiras diferentes de como os maridos podem perder sua autoridade: vida indisciplinada, crueldade/tirania e a recusa de liderar a famílias, dando-lhes a liberdade de fazer o que quiserem.

[Homens], por sua irreverência, farra, bebedice, imoralidade, falha de levar a vida a sério, desperdício de dinheiro e outras condutas desonrosas, tornam-se desprezíveis e, assim, perdem sua autoridade. Embora a esposa não deva usar essas ocasiões para desprezar seu marido, ainda é um justo juízo sobre ele ser desprezado, considerando que ele se faz desprezível.

Um homem que carece de disciplina e autocontrole perde sua autoridade e merece menosprezo.

Contrário também às orientações que acabei de dar [como exercer a autoridade com sabedoria] é a conduta severa, áspera e cruel, que, pela violência e tirania procuram manter sua autoridade. A força pode, de fato, causar medo, mas o medo dos escravos, tal medo produz mais ódio que amor, causa mais desprezo interior que respeito exterior.

Um marido que lidera com tirania e violência perde o coração de sua casa. Uma esposa ou as crianças podem segui-lo, mas é apenas para evitar injúrias, não por amor ou respeito pelo marido.

E contrário [ao governo sábio] é a disposição bajuladora, que, contra seu próprio juízo, cede à inclinação de sua esposa naquelas coisas que são ilícitas; eles preferirão perder sua autoridade a fazer sua esposa infeliz… alguns maridos permitem isso por causa de sua disposição temerosa e tola, carecendo de coragem e sabedoria para manter a honra de sua posição contra o orgulho de suas esposas. Outros seguem uma mente sutil, cobiçosa e ímpia, que por meio de suas esposas possa haver mais liberdade para receber subornos. Entre esses eu posso contar aqueles que, contra sua própria vontade, satisfazem a da esposa, permitindo que ela e os filhos sigam a última moda, vistam-se de maneira inapropriada para suas posições, estejam sempre com amigos tolos e assim por diante… Os maridos podem ouvir as sugestões boas de suas esposas, mas eles não podem obedecê-las nas coisas más.

Maridos perdem sua autoridade quando se recusam a ficar firmes ou creem que um caminho é o certo, mas, em vez disso, seguem aquilo que sua esposa diz. Quando eles mimam suas esposas e cedem a todos os seus desejos, eles perdem autoridade. Eles podem fazer isso por covardice ou por manipulação (“receber subornos”).

Muitas vezes, nós maridos ficamos irritados quando não estamos sendo ouvidos e nossa autoridade não é honrada. Isso é bom. Um marido e pai deve esperar ser ouvido. Mas, quando isso acontece, a primeira coisa que devemos examinar são nossas vidas. Você é preguiçoso e indisciplinado? Esperamos que nossa esposa e filhos trabalhem duro, mas somos moles? Somos cruéis e carrascos? Governamos por ameaças, gritos e violência? Finalmente, conseguimos dizer não a nossas esposas? Conseguimos ir contra a vontade delas e suportar a ira delas quando necessário? Se não for assim, perdemos a autoridade. É difícil respeitar um homem banana.

Por: Peter Jones.

Peter Jones é pastor da Christ Church, em Morgantown, desde 2007. Peter é marido de Julie, e eles têm dez filhos.
MAPV
AACC-MS
www.midianewsms.com.br
© Copyright 2013-2024.