Mais Evidências da Ação da Vitamina D contra o Câncer
Sexta-feira, 22 de Novembro de 2019    11h00

Mais Evidências da Ação da Vitamina D contra o Câncer

Fonte: Dr. Rondó

 

Enquanto as pessoas continuam se enchendo de filtro solar e evitando o sol a qualquer custo, surgem novos indícios sobre como a vitamina D é importante para prevenir o câncer de pele. Pode parecer paradoxal, mas é exatamente isso que acontece.

Pesquisas anteriores mostram inclusive que pessoas que trabalham ao ar livre tem redução do risco de melanoma, quando comparados aos trabalhadores de ambientes internos.

É curioso, mas pode-se dizer que o melanoma é uma “doença de escritório”, e não das pessoas que ficam muito tempo ao sol, como poderia se pensar! O que se descobriu agora é algo ainda mais impressionante: a vitamina D também torna o câncer de pele menos agressivo!

Vitamina D e melanoma

Pesquisadores da Universidade de Leeds, no Reino Unido, descobriram que a vitamina D influencia o comportamento das células cancerígenas. Ela passa por uma espécie de caminho, dentro dessas células, deixando-as menos ativas.

Em uma análise feita com ratos de laboratório, a vitamina, usada dessa forma, reduziu a o crescimento do câncer, impedindo que ele se espalhasse para outras partes do organismo. Embora não seja uma cura, trata-se de um “freio” para o melanoma, dando mais tempo ao paciente para o tratamento.

Segundo a Dra. Julia Newton Bishop, uma das autoras do estudo, “o que é realmente intrigante é que agora podemos ver como a vitamina D pode ajudar o sistema imunológico a combater o câncer. […] podemos entender como funciona para aumentar os efeitos da imunoterapia, que usa o sistema imunológico para encontrar e atacar células cancerígenas”.

Ou seja, se já sabíamos sobre a importância da vitamina D para a prevenção, agora vemos como ela pode auxiliar no tratamento. Então, a dica para você é a de sempre: tome sol com consciência e mantenha seus estoques em dia. Neste outro post falo um pouco mais sobre a relação entre essa vitamina importantíssima e como escolher um filtro solar que não lhe traga prejuízos. Aproveite o sol e Supersaúde!

ALEMS o sinal esta aberto
AACC-MS
www.midianewsms.com.br
© Copyright 2013-2024.